Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Deputado ressalta importância da criação do prêmio Nise da Silveira

28/02/2019 - 10h00

  • Deputado ressalta importância da criação do prêmio Nise da Silveira

O Plenário aprovou projeto de resolução que cria o prêmio Nise da Silveira de boas práticas e inclusão em saúde mental. O prêmio vai ser concedido, todos os anos, a cinco personalidades - pessoas físicas ou empresas - escolhidas por se destacarem em ações de promoção da saúde mental.

O nome dado ao prêmio é uma homenagem à renomada médica psiquiátrica brasileira, que foi expoente da luta antimanicomial.

E quem nos dá outras informações dessa iniciativa no programa Painel Eletrônico é o autor do requerimento para criação do prêmio, deputado Fábio Trad, do PSD do Mato Grosso do Sul.

Na entrevista o deputado lembrou que a instituição do prêmio foi aprovada por unanimidade e que a mensagem dessa vitória é de que é preciso ver a saúde mental como um problema grave. O parlamentar alerta que uma pessoa se suicida no Brasil a cada 45 minutos e que o suicídio é a quarta causa de mortes de jovens no país.

O deputado espera que a instituição do prêmio Nise da Silveira possa trazer à tona discussões sobre a nova política de saúde mental, fortalecendo a pressão pela volta das internações psiquiátricas. Para ele, é preciso deixar de lado os serviços extra hospitalares, que tratam os doentes mentais a contento. Ele defende uma discussão sobre doenças mentais sem preconceito e com respeito à ciência.

Apresentação - Edson Júnior e Elisabel Ferriche

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo

MAIS CONTEÚDO SOBRE