Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Projeto exige mais rigor para funcionamento dos centros de treinamento das categorias de base no país

18/02/2019 - 10h47

  • Projeto exige mais rigor para funcionamento dos centros de treinamento das categorias de base no país

O incêndio no alojamento da divisão de base do Flamengo, que deixou dez mortos e três feridos, trouxe à tona a questão da falta de segurança e documentação para o funcionamento dos centros de treinamento de atletas de base do futebol brasileiro.

A tragédia aconteceu na madrugada do dia oito de fevereiro, quando um incêndio ocorreu em uma parte antiga do Ninho do Urubu, que servia de alojamento para as categorias de base do time. Na hora do incêndio, 26 garotos dormiam no local.

Preocupado com a integridade de milhares de jovens atletas, o deputado Luiz Antônio Teixeira Junior (PP-RJ) apresentou proposta que exige mais rigor para o funcionamento dos centros de treinamento das categorias de base no país. Em entrevista ao Painel Eletrônico, o parlamentar apresentou detalhes do projeto.

Segundo o deputado, o Flamengo errou ao não usar as dependências do novo centro de treinamento, inaugurado em 2018, para abrigar os jovens jogadores, que continuaram dormindo em contêineres. O objetivo do projeto, segundo Luiz Antônio Teixeira Júnior, é criar regras claras para abrigar os atletas e garantir que eles possam estudar e ter condições dignas de abrigo enquanto estiverem sob a tutela do clube.

O parlamentar não vê necessidade da criação de uma CPI para apurar o caso e a situação de escolinhas e centros de treinamentos de base no país, mas apenas exigir rigor para funcionamento dos centros de treinamento das categorias de base e reforçar a necessidade de mais proteção a crianças e adolescentes no futebol.

Apresentação - Edson Júnior e Elisabel Ferriche

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo