Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Deputado colhe assinaturas para criação da CPI das Redes Sociais

18/02/2019 - 10h18

  • Deputado colhe assinaturas para criação da CPI das Redes Sociais

O Brasil é o país com o maior número de usuários de redes sociais das Américas. Segundo relatório das empresas norte-americanas "We are social" e “Hootsuite", 62% da população está ativa em perfis de Facebook, Twitter e YouTube.

Mas um sinal de alerta foi acesso quando, em setembro passado, o Facebook comunicou que dados pessoais de cerca de 50 milhões de usuários foram vazados, devido a uma brecha na segurança da plataforma.

Preocupado com esse tipo de vazamento, o deputado Luís Miranda (DEM-DF) está colhendo assinaturas para a criação da CPI das Redes Sociais. Em entrevista ao Painel Eletrônico, o deputado afirmou que o uso indevido dos dados coletados tem ajudado empresas a montarem estratégias de vendas, além de serem usados para fins políticos. Luís Miranda denuncia que empresas responsáveis pelas redes sociais estariam criando uma espécie de arena de gladiadores no espaço virtual, trazendo prejuízo às pessoas, disseminando o ódio, e provocando mortes por meio de suicídios.

Ainda segundo o deputado, há interesse das plataformas em disseminar também as fake news, como forma de ganhar dinheiro. Por isso, a criação da CPI tem o objetivo de buscar mecanismos para facilitar ao internauta a retirada de uma notícia falsa do ar. O deputado Luís Miranda garante que o direito da sociedade à informação não será prejudicado, já que o direito à resposta é garantido pela Constituição.

Apresentação - Edson Júnior e Elisabel Ferriche

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo