Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Comissão especial aprova reforma tributária; especialista comenta proposta aprovada

14/12/2018 - 09h51

  • Comissão especial aprova reforma tributária; especialista comenta proposta aprovada

A comissão especial da Câmara dos Deputados que analisa a reforma tributária aprovou o relatório do deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR). O parlamentar apresentou uma complementação de voto, que promoveu ajustes no texto apresentado em novembro, mas sem alterar a ideia geral de simplificar o sistema tributário brasileiro.

Para falar sobre o assunto e comentar a proposta, o Painel Eletrônico convidou o presidente do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), João Elói Olenike.

Na opinião do especialista, a reforma proposta deve atingir os objetivos para a qual foi criada, mas deveria ser mais ampla e acabar com a alta tributação sobre o consumo, que foi mantida, e aumentar a tributação sobre os lucros e os maiores rendimentos.

João Elói Olenike também fez críticas à ânsia de arrecadação do Estado, que limita os abatimentos no Imposto de Renda da pessoa física, que não teve mudanças. Apesar de otimista com a proposta aprovada, que extingue oito tributos federais, João Elói Olenike afirma estar preocupado se ela, de fato, vai funcionar na prática.

Apresentação - Edson Júnior e Elisabel Ferriche

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo