Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Novo estudo do Cedes analisa estratégias para a redução de perdas e desperdício de alimentos

13/12/2018 - 10h56

  • Novo estudo do Cedes analisa estratégias para a redução de perdas e desperdício de alimentos

O Centro de Estudos e Debates Estratégicos (Cedes) da Câmara lançou mais uma publicação. Desta vez, o foco é o desperdício de alimentos. Cerca de 1,3 bilhão de toneladas de comidas são descartadas, no mundo, todos os anos. Isso equivale a um terço do alimento produzido no planeta. Segundo a FAO, Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, todo esse desperdício resulta em um prejuízo de, aproximadamente, quase R$ 4 trilhões.

Para comentar sobre o novo estudo do Cedes, intitulado “Perdas e desperdício de alimentos: estratégias para redução”, o Painel Eletrônico convidou o relator do trabalho, deputado Evair Vieira de Melo (PP-ES).

Na entrevista, o parlamentar destacou que o desperdício acontece entre a produção e o consumo. Como mostra o estudo, o desperdício no Brasil ocorre em função da colheita concentrada em um único período; das condições precárias das rodovias; da armazenagem insuficiente; e do transporte caro. Além disso, segundo Evair Vieira de Melo, falta conscientização da população para um consumo consciente. Segundo o deputado, esse estudo é um ponto de partida para a criação, por meio de projeto de lei, de uma política nacional de educação alimentar e nutricional do consumidor.

Apresentação - Edson Júnior e Elisabel Ferriche

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo