Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Comissão que acompanha efeitos da crise hídrica no País vota parecer nesta semana

05/12/2018 - 09h35

  • Comissão que acompanha efeitos da crise hídrica no País vota parecer nesta semana

A comissão especial destinada a estudar e debater os efeitos da crise hídrica vai se reunir, nesta quarta-feira, para votar o parecer do deputado Givaldo Vieira (PCdoB-ES).

Em entrevista ao Painel Eletrônico, ele comentou os principais pontos do texto. Entre as soluções elencadas para combater o risco de desabastecimento hídrico no Brasil está a proposta de um projeto de lei que inclua a educação sobre o uso consciente da água na chamada Lei das Águas, que institui a Política Nacional de Recursos Hídricos e cria o sistema nacional de gerenciamento desses recursos.

O relatório propõe, ainda, o pagamento por serviços ambientais para os pequenos agricultores que preservarem as nascentes, além do investimento para evitar o desperdício em vazamentos durante o processo de produção, tratamento e distribuição, que chega a 40%.

Nessa conta também entram os desvios ilegais e furtos de água. Esse volume corresponde a 7 mil piscinas olímpicas de água potável jogadas fora diariamente. Todo esse desperdício custou, em 2016, cerca de R$ 10 bilhões, valor que correspondeu a 92% dos recursos investidos pelo país em saneamento básico naquele ano.

Apresentação - Edson Júnior e Elisabel Ferriche

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo