Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Campanha “Dezembro Vermelho” alerta para o combate à aids

03/12/2018 - 10h33

  • Campanha “Dezembro Vermelho” alerta para o combate à aids

O Congresso Nacional vai ganhar iluminação vermelha para lembrar a luta contra a aids, em mais uma edição da campanha Dezembro Vermelho.

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil registrou redução de 16% no número de detecções de aids nos últimos seis anos. Ainda segundo o boletim epidemiológico, divulgado na última semana, nos últimos quatro anos também houve queda de 16,5% na taxa de mortalidade.

Para falar desses e outros dados, além dos desafios da luta contra a aids, o Painel Eletrônico convidou a diretora do Unaids Brasil, o programa conjunto das Nações Unidas sobre HIV/aids, Georgiana Braga-Orillard.

Na entrevista, ela anunciou o lançamento da plataforma online "Deu positivo, e agora?", um site que reúne informações sobre HIV em linguagem atualizada, clara, acessível, com foco em jovens que acabaram de receber diagnóstico positivo para o HIV. O objetivo é mostrar que o tratamento, quando iniciado precocemente e seguido de forma adequada, garante melhor qualidade de vida à pessoa.

Georgiana Braga-Orillard também comemorou os dados divulgados pelo Ministério da Saúde. Segundo ela, o resultado é fruto da política de acesso universal ao tratamento gratuito para todos os infectados com o vírus da aids, em andamento desde 1996. A diretora também comentou o programa de atendimento às gestantes, que reduziu em 43% a transmissão vertical do HIV, quando o bebê é infectado, durante a gestação. Segundo Georgiana, falta agora melhorar as campanhas de prevenção, adaptando a linguagem às novas formas de comunicação, como a internet.

Apresentação - Edson Júnior e Elisabel Ferriche

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo

MAIS CONTEÚDO SOBRE