Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Câmara lança nova ferramenta para Portal da Casa: o robô digital Ulysses

30/11/2018 - 14h30

  • Câmara lança nova ferramenta para Portal da Casa: o robô digital Ulysses

A Câmara dos Deputados lançou o robô digital Ulysses. O nome é uma homenagem ao presidente da Assembleia Nacional Constituinte, o deputado Ulysses Guimarães. Neste fim de semana, o Ulysses vai ser apresentado em Genebra, na Suíça, a parlamentares de todo o mundo, no Encontro da União Interparlamentar.

Em entrevista ao Painel Eletrônico, o diretor da Coordenação de Interação com a Sociedade da Câmara dos Deputados, Rodolfo Vaz, disse que o robô vai facilitar a transparência e a interação da sociedade com o Parlamento. Segundo ele, o Parlamento brasileiro é exemplo de transparência com programas de dados abertos.

Rodolfo Vaz explicou que o Ulysses conjuga vários algoritmos de inteligência artificial, que permite a articulação automática de diversos dados legislativos. O sistema vai garantir acesso rápido a informações, como projetos aprovados que podem ser buscados pelo apelido, como por exemplo, Lei Carolina Dieckmann, como ficou conhecida a Lei 12.737 aprovada na Câmara, que muda o Código Penal, tipificando os crimes pela internet.

Apresentação - Edson Júnior e Elisabel Ferriche

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo