Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Cofundador do MBL quer disputar Presidência da Câmara e defende liberalismo como melhor caminho para o Brasil

08/11/2018 - 11h10

  • Cofundador do MBL quer disputar Presidência da Câmara e defende liberalismo como melhor caminho para o Brasil

Ele é um dos parlamentares mais jovens eleito no país. Aos 22 anos, o cofundador do Movimento Brasil Livre (MBL) Kim Kataguiri (DEM-SP) foi eleito deputado federal, com mais de 460 mil votos.

Protagonista das manifestações de 2013 e dos protestos a favor do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, Kim sabe da responsabilidade que recebeu pelo voto e falou sobre o assunto em entrevista ao Painel Eletrônico.

Na entrevista, o deputado eleito falou sobre o liberalismo, um dos temas de sua campanha vitoriosa. Na avaliação dele, esse é o melhor caminho para o Brasil, que precisa enxugar a máquina pública, gerar empregos e reformar a Previdência. Kim Kataguiri também defende um sistema misto de captação de recursos e uma renda mínima de aposentadoria, e acha importante aprovar algumas medidas ainda este ano, para sinalizar à próxima legislatura compromisso com as melhorias que o Brasil precisa.

Quanto à segurança, o deputado eleito Kim Kataguiri defende a melhoria no sistema, mudanças nos inquéritos policiais e reforma no Código de Processo Penal, a fim de agilizar os trabalhos das polícias e melhorar a resolução dos crimes.

O parlamentar eleito também defende a saída do Brasil do Mercosul, para focar em acordos bilaterais e fazer comércio com países interessados, sem viés ideológicos.

Kim Kataguiri afirmou que vai insistir na disputa pela Presidência da Câmara, mesmo não tendo a idade mínima de 35 anos, que é condição para o presidente da Casa assumir, eventualmente, a Presidência da República (questão já pacificada no Supremo). Ele, no entanto, afirma não ter qualquer apego pessoal a cargos e que estaria disposto a renunciar à disputa caso outro deputado apareça com as mesmas propostas que a sua para a Presidência da Casa.

Apresentação - Edson Junior e Elisabel Ferriche

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo