Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Comissão externa sobre vazamento de rejeitos de mineração em Barcarena (PA) analisa relatório final

07/11/2018 - 10h52

  • Comissão externa sobre vazamento de rejeitos de mineração em Barcarena (PA) analisa relatório final

A comissão externa da Câmara que investigou o vazamento de rejeitos de mineração no município de Barcarena, no Pará, se reúne nesta quarta-feira para apresentação do relatório final do deputado Edmilson Rodrigues (Psol-PA). O parlamentar, em entrevista ao Painel Eletrônico, comentou os principais pontos do texto.

O documento do colegiado traz levantamento da Defensoria Pública do Pará e de outros acidentes ambientais que ocorreram na região, nos últimos 18 anos.
O vazamento de rejeitos de bauxita da barragem da mineradora norueguesa Hydro Alunorte ocorreu em 17 de fevereiro, após fortes chuvas na região.

Segundo o deputado Edmilson Rodrigues, não há provas de que houve propina no caso, "mas, com certeza, houve favorecimento dos órgãos públicos estaduais à mineradora".

O relatório final será encaminhado às autoridades competentes com pedido de investigação pericial, além de embargo e solicitação de pagamento de multas. Reeleito, o deputado Edmilson Rodrigues afirmou que vai propor a criação de uma CPI para continuar a investigação do vazamento de rejeitos de mineração em Barcarena na próxima legislatura.

Apresentação - Edson Junior e Elisabel Ferriche

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo