Rádio Câmara

Especial Eleições 2018

Confira quem são os 14 governadores eleitos neste segundo turno

28/10/2018 - 22h39

  • Confira quem são os 14 governadores eleitos neste segundo turno

Treze estados e o Distrito Federal definiram neste domingo (28) seus governadores para o período entre 2019 e 2022.

O Distrito Federal foi o primeiro a anunciar o novo governador. Menos de uma hora após o fim da votação, Ibaneis Rocha, do MDB, já estava matematicamente eleito. Ele derrotou o atual governador do DF, Rodrigo Rollemberg, do PSB.

Na primeira entrevista como governador eleito, Ibaneis, que é advogado e estreia na política, destacou que pretende priorizar a área da Saúde, além de abrir delegacias:

"Todos os recursos do governo serão destinados à saúde, porque saúde não espera, o resto vem depois. Abrir todas as delegacias, cuidar dos nossos policiais civis e militares, corpo de bombeiro, defesa civil, todo mundo vai ser valorizado. Nós precisamos ter segurança no DF. As delegacias, nos seis primeiros meses teremos todas as delegacias abertas."

Outro novato na política a vencer neste domingo foi o empresário Romeu Zema, em Minas Gerais, primeiro governador eleito pelo Partido Novo. Zema derrotou o tucano Antonio Anastasia.

No Rio de Janeiro, o eleito foi Wilson Witzel, do PSC, mais um estreante. Ele é ex-juiz federal, e derrotou o ex-prefeito da capital fluminense Eduardo Paes, do DEM.

Witzel afirmou que, apesar de não ter experiência na política, tem conhecimento suficiente da máquina pública para governar:

"Pedi exoneração do cargo de juiz federal por acreditar que temos capacidade, conhecimento suficiente da máquina pública, dos seus problemas, da economia, e tinha a convicção de que se tivesse oportunidade de falar, nós seríamos ouvidos, e isso ecoaria nos corações, porque a política não é apenas ideias, política também é emoção."

Em São Paulo, João Doria, do PSDB, derrotou o atual governador, Márcio França, do PSB.

O empresário e ex-prefeito da capital paulista, que com a eleição torna-se o principal nome tucano com cargo eletivo, ressaltou que segue com o partido:

"Eu estou no PSDB desde 2001, como filiado, e não sou filiado de ocasião, e nem pra eleição, eu me filiei ao PSDB porque quis me filiar ao PSDB como empresário, em 2001. São 18 anos de filiação no PSDB. E vou continuar no PSDB."

Os outros governadores eleitos neste segundo turno foram Waldez Góes, do PDT, no Amapá; Wilson Lima, do PSC, no Amazonas; Reinaldo Azambuja, do PSDB, no Mato Grosso do Sul; Helder Barbalho, do MDB, no Pará; Eduardo Leite, do PSDB, no Rio Grande do Sul; Coronel Marcos Rocha, do PSL, em Rondônia; Antonio Denarium, do PSL, em Roraima; Comandante Moisés, do PSL, em Santa Catarina; Belivaldo Chagas, do PSD, em Sergipe.

Fátima Bezerra, do PT, foi eleita no Rio Grande do Norte, e será a única mulher a governar um estado brasileiro a partir do ano que vem.

Com a definição de todos os 27 governadores, a divisão entre os partidos ficou assim: o PT fez quatro governadores; PSDB, MDB, PSB e PSL, três; PSC, PSD e DEM, dois. E elegeram um governador as legendas PP, PCdoB, PDT, Novo e PHS.

Reportagem - Paula Bittar

A Rádio Câmara realiza uma cobertura especial sobre as Eleições de 2018. No período que antecede a ida dos eleitores às urnas, acompanhe reportagens e entrevistas sobre o assunto. E no dia da votação, nossa equipe estará nas ruas e nos estúdios para levar ao ouvinte as últimas notícias sobre a eleição e a análise de especialistas sobre o resultado.

Diariamente, ao longo da programação