Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Consultor legislativo avalia rumos atuais da democracia brasileira

25/10/2018 - 10h46

  • Consultor legislativo avalia rumos atuais da democracia brasileira

Nestas eleições, a palavra de ordem é "democracia". Ora candidatos e eleitores afirmam que ela está sob ameaça. Ora dizem que temos instituições fortes e consolidadas.

Hoje, Dia da Democracia, o Painel Eletrônico pauta esse assunto tão relevante, ouvindo o consultor legislativo Newton Tavares Filho, da área de Direito Constitucional.

Na entrevista, Newton Tavares avaliou que a Constituição de 88 foi fundamental para a consolidação da democracia, já que apresentou inúmeras novidades, muitas inovações, e a efetiva participação popular, que garantiu muitos direitos às crianças, aos idosos, às família e ao índio; e, mais recentemente, o combate à corrupção, garantido pela Lei da Ficha Limpa, bem recebida pela Casa.

Ainda segundo Newton Tavares, a Constituição de 1988 foi capaz de conduzir o país em dois processos de impeachment, sem trauma, sem abalo às instituições e sem a quebra de regime. Como especialista, ele não acredita que a democracia brasileira esteja sob ameaça, "já que temos instituições fortes e consolidadas".

Apresentação - Edson Junior e Elisabel Ferriche

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo