Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Estão abertas as inscrições para a 7ª edição do programa Missão Pedagógica no Parlamento

24/10/2018 - 10h26

  • Estão abertas as inscrições para a 7ª edição do programa Missão Pedagógica no Parlamento

O programa Missão Pedagógica no Parlamento capacita profissionais de escolas públicas em educação para a democracia, com objetivo de contribuir para a valorização da escola como espaço para a vivência de experiências e valores democráticos.

Para apresentar detalhes da iniciativa, o Painel Eletrônico convidou Alice Gomes, integrante da Coordenação de Educação para Democracia do Centro de Formação e Treinamento da Câmara (Cefor).

Segundo ela, para este ano serão disponibilizadas 432 vagas para o programa, que terá, primeiramente, um curso à distância com 40 horas de duração, sobre noções básicas de democracia e democracia nas escolas.

Os 54 melhores ingressarão no Missão Pedagógica no Parlamento, em Brasília. Durante cinco dias, esses educadores passarão por uma intensa jornada de capacitação, com aulas e palestras sobre o papel do legislativo, valores democráticos, cidadania, além de práticas pedagógicas para aperfeiçoar a didática de ensino em sala de aula.

Alice Gomes disse que o resultado prático do projeto nas escolas públicas brasileiras é formar uma rede nacional de professores comprometidos em levar para os estudantes da rede pública de ensino práticas e valores democráticos.

Nesses sete anos, o programa tem gerado resultados bastante positivos. Em 2017, por exemplo, a turma publicou um livro com as experiências desenvolvidas nas escolas. Segundo Alice Gomes, até agora 1,5 mil professores já participaram do Missão Pedagógica.

Podem participar do programa professores regentes, que estejam em sala de aula; orientadores e coordenadores pedagógicos; e diretores das escolas. As inscrições poderão ser feitas até o dia 3 de dezembro e os formulários estão disponíveis no portal da Câmara, no endereço: www.camara.leg.br/evc

Apresentação - Edson Junior e Elisabel Ferriche

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo