Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Entidades se mobilizam por uma reforma tributária solidária e apresentam propostas a presidenciáveis

18/10/2018 - 09h47

  • Entidades se mobilizam por uma reforma tributária solidária e apresentam propostas a presidenciáveis

Em meio à acirrada disputa presidencial, a reforma tributária solidária surge como solução para a crise fiscal, que assola o país. Essa é a bandeira do movimento "Reforma Tributária Solidária: menos desigualdade, mais Brasil", encabeçado pela Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco) e a Associação Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip) e que conta com o apoio do Conselho Federal de Economia (Cofecon), dentre outras entidades.

As propostas foram lançadas nessa quarta-feira, na Câmara dos Deputados, e vão ser encaminhadas aos candidatos à presidência da República, neste segundo turno.

Uma das propostas é promover maior progressividade na tabela do imposto de renda da pessoa física, cuja alíquota máxima chegaria a 40% para rendas acima de 40 salários mínimos. Isso atingiria 750 mil pessoas, ou seja, 0,5% da população.

Para falar dessas iniciativas, o Painel Eletrônico convidou o presidente da Fenafisco, Charles Alcântara. Segundo ele, o documento traz, também, a sugestão de se levar a faixa de isenção para quatro salários mínimos e de se criar uma contribuição social sobre altas rendas da pessoa física.

Segundo Charles Alcântara, as propostas são simples e viáveis e, para aprovação, depende apenas de vontade política.

Apresentação - Edson Junior e Elisabel Ferriche

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo