Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Comissão de Direitos Humanos debate responsabilização de psicopatas por violações na sociedade

17/10/2018 - 09h57

  • Comissão de Direitos Humanos debate responsabilização de psicopatas por violações na sociedade

O sociopata é aquele que não se preocupa com o sentimento alheio, é incapaz de sentir culpa, tem comportamento explosivo e é um exímio manipulador. O transtorno de personalidade antissocial impede a quem tem a doença de se adaptar aos padrões comportamentais éticos da comunidade.

O comportamento dos sociopatas e dos psicopatas e as práticas deles como violadores dos direitos na sociedade é tema de audiência pública na Comissão de Direitos Humanos. E, para falar sobre o assunto, o Painel Eletrônico convidou o presidente do colegiado e autor do requerimento para realização do debate, deputado Luiz Couto (PT-PB).

Segundo o deputado, essas pessoas, que estão mais perto do que muitos imaginam, podem ser perigosas e exibir comportamento criminoso, prejudicando a si mesmo e a todos ao redor.

Para Luiz Couto, o brasileiro ainda não sabe identificar as características de um psicopata, muito menos sabe lidar com ele. Por isso, a Comissão de Direitos Humanos convidou para o debate, entre outros, a psiquiatra Ana Beatriz Barbosa e Silva, autora do livro "Mentes perigosas", que aborda, em linguagem acessível, os transtornos que acometem a mente humana, a partir da experiência adquirida em seu consultório.

Ainda segundo o parlamentar, a audiência pública ajudará a conscientizar sobre o comportamento dos psicopatas, além de auxiliar no entendimento de como lidar com eles e como tratá-los.

Apresentação - Edson Junior e Elisabel Ferriche

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo