Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Comissão quer compromisso de presidenciáveis com desenvolvimento do turismo no Brasil

24/08/2018 - 11h56

  • Comissão quer compromisso de presidenciáveis com desenvolvimento do turismo no Brasil

A Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados elaborou uma carta compromisso com prioridades para o setor. O documento vai ser entregue aos candidatos à Presidência da República.

No Brasil, estima-se que, em 2017, o turismo respondeu por mais de 163 bilhões de dólares, o equivalente a quase 8% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. O setor foi responsável, no ano passado, por 6,6 milhões postos de trabalho, especialmente aqueles voltados para trabalhadores jovens e menos qualificados.

O presidente do colegiado, deputado Rafael Motta (PSB-RN), falou sobre o assunto em entrevista ao Painel Eletrônico. Segundo o parlamentar, a carta traz dados que ressaltam o papel que o turismo desempenha na economia mundial. No ano passado, a faturamento global do setor superou 1 trilhão de dólares. O documento destaca, também, o poder da indústria turística brasileira em estimular a geração de emprego e renda, além da abertura de novas oportunidades econômicas.

Diante desses dados, a carta compromisso vai pedir aos presidenciáveis um olhar mais atento para trazer turistas para o Brasil, com investimentos em segurança pública, já que a falta de segurança tem afugentado o turista estrangeiro e impedido também o crescimento da demanda de turismo doméstico.

Outra sugestão que será dada aos presidenciáveis é a redução da carga tributária e dos encargos trabalhistas para o setor hoteleiro e a redução da burocracia exigida pelo país para concessão de vistos de entrada aos visitantes estrangeiros. A proposta é o uso de visto eletrônico.

O deputado Rafael Motta destacou, ainda, que as unidades de conservação deverão ser incorporadas ao rol dos atrativos turísticos. De acordo com a carta de compromissos elaborada pela Comissão de Turismo, o Brasil começa a descobrir o potencial de suas unidades de conservação para as atividades do turismo. Estima-se que, no ano passado, nossos parques nacionais tenham recebido mais de 8 milhões de visitantes.

Apresentação - Edson Júnior e Elisabel Ferriche

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo