Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Parlamentares discutem instalação da CPI sobre vazamento de rejeitos de mineração em Barcarena (PA)

15/08/2018 - 09h51

  • Parlamentares discutem instalação da CPI sobre vazamento de rejeitos de mineração em Barcarena (PA)

A instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito, criada pela Câmara no início de julho, para investigar o vazamento de rejeitos de mineração no município de Barcarena, no Pará, foi o principal item da pauta de uma reunião entre parlamentares da comissão externa que acompanha os desdobramentos do caso e representantes de movimentos sociais e ambientalistas.

O vazamento de rejeitos de bauxita da barragem da mineradora norueguesa Hydro Alunorte aconteceu em 17 de fevereiro deste ano, após fortes chuvas na região.

Para falar sobre o assunto, o Painel Eletrônico convidou o deputado Edmilson Rodrigues (Psol-PA), coordenador da comissão externa e um dos autores do requerimento para criação da CPI. Ouça a entrevista completa.

Na entrevista, o deputado disse que o objetivo da CPI não é apenas punir os responsáveis pelo desastre ambiental que atingiu 100 comunidades paraenses, mas esclarecer os fatos e ajudar nas investigações, além de cobrar que os responsáveis arquem com as providências necessárias para reduzir os danos ambientais que provocaram e com a assistência à saúde das comunidades atingidas. Segundo Edmilson Rodrigues, é preciso olhar para frente, aperfeiçoar as leis sobre o assunto e exigir que o poder público cobre das empresas que cumpram as leis ambientais do país.

Apresentação - Edson Júnior e Elisabel Ferriche

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo