Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Ipea e Ministério da Integração Nacional lançam livro sobre as fronteiras do Brasil

28/06/2018 - 11h33

  • Ipea e Ministério da Integração Nacional lançam livro sobre as fronteiras do Brasil

O Brasil é dono de quase 17 mil quilômetros de fronteiras, que envolvem onze estados e 588 municípios. A área corresponde a 27% do território brasileiro e reúne uma população de onze milhões de habitantes.

Por se tratar de uma região tão extensa, a fronteira brasileira tornou-se vulnerável e passou a ser porta de entrada de armas, carros roubados, gado, pedras preciosas e muitas outras mercadorias ilegais no país.

A vulnerabilidade dessa área estratégica para segurança nacional tem sido alvo de estudos dentro e fora da Câmara.

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em parceria com o Ministério da Integração Nacional, lançou um novo livro em que pesquisadores mergulharam nessa região com o intuito de conhecer as realidades da área de fronteira do Brasil.

Para falar sobre o novo livro do projeto Fronteiras do Brasil, o Painel Eletrônico convidou o coordenador do estudo e técnico de Planejamento e Pesquisa da Diretoria de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais do Ipea, Bolívar Pêgo. Segundo ele, o foco do estudo é o Arco Norte, que abrange propostas de uma nova logística para o escoamento da produção agrícola e industrial através dos portos da região Norte.

Apresentação - Edson Júnior e Elisabel Ferriche

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo