Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Especialista analisa eleição no Tocantins, que teve 51,8% de votos brancos e nulos no último domingo

26/06/2018 - 10h47

  • Especialista analisa eleição no Tocantins, que teve 51,8% de votos brancos e nulos no último domingo

Desalento nas urnas ou protesto? Os resultados da eleição suplementar, no Tocantins, neste domingo, trouxeram um recorde na história polícia do estado, com 51,83% de votos brancos e nulos. A eleição foi convocada após a cassação do ex-governador Marcelo Mirada e da vice dele, Cláudia Lelis. O TSE considerou os dois culpados por captação ilegal de recursos para a campanha eleitoral de 2014.

Para entender a razão desses votos, o Painel Eletrônico conversou com o sociólogo, cientista político e professor do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Paulo Baía. Segundo ele, o resultado da eleição no Tocantins não trouxe surpresa e mostra uma tendência do eleitorado de não participação, que vem ocorrendo desde 2016.

Segundo Paulo Baía, essa apatia eleitoral mostra a indignação do eleitor com o atual sistema político, que não foi mudado com a recente reforma eleitoral de 2017.

Mas o especialista faz um alerta: a apatia do eleitor fortalece as atuais práticas políticas eleitorais que eles combatem e facilita a eleição dos que usam a máquina; ou seja, o "não voto" fortalece o atual sistema político. Ainda segundo Paulo Baía, são o voto e a participação do eleitorado que podem garantir mais pluralidade política.

Apresentação - Edson Júnior e Elisabel Ferriche

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo