Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Seminário na Câmara discute pauta legislativa voltada a guardas municipais

13/06/2018 - 10h44

  • Seminário na Câmara discute pauta legislativa voltada a guardas municipais

A Comissão de Legislação Participativa da Câmara realiza, nesta quarta-feira, o Seminário Nacional de Guardas Municipais e Segurança Pública. O colegiado promove o encontro há nove anos consecutivos e tem como objetivo avaliar a pauta legislativa e discutir as principais proposições em tramitação no Congresso que dizem respeito à categoria.

O evento vai ser acompanhado de perto por guardas municipais de todo o Brasil que estão em Brasília, participando da 14ª Marcha Azul Marinho.

Para falar sobre o assunto, o Painel Eletrônico convidou o coordenador da Frente Parlamentar em Defesa dos Guardas Municipais, deputado Lincoln Portela (PR-MG). Para o deputado, os principais desafios para melhorar o desempenho das guardas municipais na segurança pública das cidades é combater a neofobia – medo do novo – e liberar o uso de armas para os guardas municipais, ainda proibido em muitas cidades.

O deputado Lincoln Portela destacou que, hoje, existem 130 mil guardas municipais no país, incluídos no Susp (Sistema Único de Segurança Pública), sancionado nessa segunda-feira pelo presidente Michel Temer. Com isso, segundo o parlamentar, eles terão importante atuação no trabalho ostensivo de segurança nas cidades brasileiras.

Apresentação - Edson Júnior e Elisabel Ferriche

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo