Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Deputado comenta crise nos hospitais universitários federais e futuro da Ebserh

08/06/2018 - 11h21

  • Deputado comenta crise nos hospitais universitários federais e futuro da Ebserh

A crise nos hospitais universitários foi tema de debate na Comissão de Legislação Participativa Da Câmara. Em 2009, os hospitais vinculados às universidades federais já acumulavam uma dívida de R$ 430 milhões, segundo dados de entidade ligada às instituições de ensino superior do país.

Com intuito de reverter esse quadro de endividamento, o governo instituiu, em 2010, o Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários. Ainda de olho na recuperação financeira dessas unidades de saúde, o governo criou, em 2011, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, a Ebserh, com a missão de dar suporte administrativo e recompor o financiamento do setor. Mas, após sete anos da criação da estatal, a crise nos hospitais universitários federais prevalece.

Na audiência pública sobre o tema, professores, deputados e sindicalistas representantes de servidores universitários criticaram a gestão da Ebserh. A empresa terá 15 dias para responder os questionamentos feitos pelos participantes do debate, assim como o Ministério da Educação, também em 15 dias, deverá decidir sobre a inserção da Fassubra nas mesas de negociação. A Fassubra, por sua vez, vai encaminhar à Comissão de Legislação Participativa propostas para a crise nos hospitais universitários.

Para falar sobre o assunto, o Painel Eletrônico convidou o deputado Glauber Braga (Psol-RJ), que solicitou o debate na comissão. O deputado defende que o governo deva garantir recursos para o funcionamento dos hospitais universitários, que devem continuar ligados às universidades, com autonomia. Segundo o parlamentar, é pouco provável a privatização do setor, mas a Câmara poderá discutir a extinção da empresa, caso seja pedido por representantes da área. Ouça o áudio completo da entrevista.

Apresentação - Edson Júnior e Elisabel Ferriche

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo