Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Comissão debate implantação do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito

23/05/2018 - 11h43

  • Comissão debate implantação do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito

A Comissão de Viação e Transportes promove, nesta quarta-feira, audiência pública para debater a implantação do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito. A lei foi sancionada, em janeiro deste ano, com a determinação de entrar em vigor em 60 dias, com o objetivo de, ao longo de dez anos, reduzir pela metade o índice de mortes no trânsito.

Dentre outros convidados, vão estar presentes o diretor-geral do Departamento de Polícia Rodoviária Federal, Renato Borges Dias; o diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Maurício José Alves Pereira; e a representante da Área Técnica de Vigilância e Prevenção de Violências e Acidentes do Ministério da Saúde, Cheila Marina de Lima.

Para falar sobre o assunto, o Painel Eletrônico convidou um dos autores do requerimento para realização da audiência pública, deputado Hugo Leal (PSD-RJ). Na entrevista, o parlamentar destacou a importância de se divulgar, com transparência e eficiência, os dados atualizados sobre as mortes no trânsito e nas estradas do país.

Atualmente, o trânsito mata no Brasil cerca de 47 mil pessoas, por ano, e deixa outras 400 mil com alguma sequela. E esse cenário de violência tem um forte impacto nos cofres públicos. Segundo o Observatório Nacional de Segurança Viária, os acidentes de trânsito custam ao país cerca de R$ 56 bilhões, todos os anos. Para o deputado Hugo Leal, as estatísticas precisam ser atualizadas para espelhar a realidade e os números precisam ser desmistificados para que os diagnósticos sejam corretos, as falhas corrigidas e as responsabilidades identificadas.

Apresentação - Edson Júnior e Elisabel Ferriche

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo