Rádio Câmara

Feijoada Completa

Projeto sobre Cadastro Positivo segue em debate com votação de destaques

18/05/2018 -

  • Projeto sobre Cadastro Positivo segue em debate com votação de destaques (bloco 1)

  • Coisa Russa: seleções apresentam seus convocados (bloco 2)

  • Brasil de Ponta a Ponta: combinação de queijos e cervejas artesanais é novidade em Brasília (bloco 3)

  • Projeto Petrobrás Cultural sofre críticas na Câmara (bloco 4)

Todo mundo corre o risco de atrasar as contas de vez em quando. Mas quem não faz isso com frequência pode ser beneficiado por um histórico favorável na hora de solicitar um empréstimo ou crédito. O bom pagador poderá negociar dívidas com empresas e órgãos de proteção ao crédito a partir de um cadastro positivo.

O cadastro existe desde 2011, mas a inclusão de nomes só pode ser feita com a autorização do consumidor. O projeto que está sendo analisado pela Câmara torna a inclusão involuntária, ou seja, todos os que estão com seus compromissos em dia serão automaticamente incluídos e quem desejar sair do cadastro terá que solicitar sua exclusão. Os contrários à inclusão automática temem que os agentes financeiros retransmitam dados pessoais dos clientes para empresas parceiras, o que violaria o sigilo bancário.

Para saber mais sobre o cadastro positivo, o Feijoada Completa desta semana conversa com o relator da matéria, deputado Walter Ioshi (PSD-SP), e com o advogado especialista em direitos do consumidor Tiago Almeida.

Vamos falar também, na edição desta semana, sobre o programa Petrobras Cultural, que foi tema de uma audiência pública na Câmara. Alguns deputados questionam a redução dos recursos para o programa.

E, como sempre, nossa feijoada tem o tempero especial dos nossos colunistas! Nesta semana, você ouve comentários sobre cinema, futebol e viagens.

No destaque musical desta semana, Vale Tudo! Para marcar os 30 anos da estreia da novela que foi uma das produções mais importantes da teledramaturgia brasileira, vamos recordar sua trilha sonora.

Participe, envie críticas, sugestões, enfim, dê a sua opinião pelo e-mail feijoadacompleta@camara.leg.br ou pelo Whatsapp da Rádio Câmara (61) 99978-9080.

Apresentação - Edson Júnior

Informação, música e opinião compõem o tempero especial da revista eletrônica da Rádio Câmara

Sexta, às 14h, com reapresentação aos sábados, às 9h30