Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Fórum interativo discute alterações no Estatuto da Metrópole promovidas pela MP 818

16/05/2018 - 10h41

  • Fórum interativo discute alterações no Estatuto da Metrópole promovidas pela MP 818

A Comissão de Desenvolvimento Urbano promove, nesta quarta-feira, um fórum interativo sobre a medida provisória que trata de alterações no Estatuto da Metrópole, criado em 2015.

O evento conta com a parceria do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil. Entre os convidados confirmados estão a arquiteta e urbanista, Áurea Mazzetti, especialista em planejamento urbano regional; e o coordenador da Comissão Especial de Política Urbana e Ambiental do Conselho de Arquitetura e Urbanismo, Wilson Fernando Vargas.

A MP amplia de três anos para cinco anos o prazo para a criação de planos de desenvolvimento urbano integrado por regiões metropolitanas e aglomerações urbanas do país.

Para detalhar o assunto, o Painel Eletrônico convidou a presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara e autora do requerimento para realização do fórum, deputada Margarida Salomão (PT-MG).

Na entrevista, a deputada disse que eventos como esse são importantes para a participação da sociedade, que pode discutir as áreas de convivência, bem estar, moradia e melhoria no transporte. A ideia é debater soluções de gestão que "amaciem" as divergências políticas, entre elas, a de substituir os planos de desenvolvimento urbano para desenvolvimento metropolitano, como desejam os urbanistas, para ampliar as diretrizes gerais para o planejamento, a gestão e a execução das funções públicas de interesse comum.

Apresentação - Edson Júnior e Elisabel Ferriche

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo