Com a Palavra
Estudo revela se é possível prever as eleições com dados de mídias sociais
30/04/2018 - 11h50
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Estudo revela se é possível prever as eleições com dados de mídias sociais
Em entrevista ao Com a Palavra, Francisco Brandão falou que as pesquisas eleitorais tradicionais vêm sofrendo crise pelo fato de terem margens frequentes de erro, pelo tempo gasto na apuração, custo e autenticidade. Já as pesquisas feitas nas mídias sociais possibilitam dados mais rápidos e interessantes, embora tragam incerteza.
Em sua tese de doutorado, Francisco Brandão fez um estudo comparativo sobre a eficácia das pesquisas eleitorais tradicionais e as pesquisas feitas por meio das mídias sociais. No levantamento de dados ele analisou as eleições presidenciais em 16 países da América Latina num período entre 2012 e 2015.
Os resultados apontaram que, na Colômbia, Costa Rica, México e Equador, as pesquisas feitas pelo Twitter foram mais precisas que as pesquisas tradicionais. No entanto, Francisco Brandão alerta para a incerteza das próximas eleições presidenciais, independentemente das pesquisas utilizadas, haja visto o número de candidatos que já se apresentaram. Segundo ele, vai ser difícil fazer uma previsão.
Apresentação - Edson Júnior e Elisabel Ferriche