Rádio Câmara

Com a Palavra

Fenafisco lança manifesto pela reforma tributária solidária

25/04/2018 - 11h22

  • Fenafisco lança manifesto pela reforma tributária solidária

Pedro Lopes, diretor de assuntos parlamentares da Fenafisco (Federação Nacional dos Auditores Fiscais), esteve Com a Palavra para falar sobre o lançamento, nesta quarta-feira, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, do manifesto "Reforma tributária solidária, menos desigualdade, mais Brasil".

Segundo Pedro Lopes, a ideia é conscientizar políticos e a sociedade da necessidade de mudar a carga tributária, hoje concentrada no consumo e não na renda, o que prejudica os mais pobres.

Atualmente, quem ganha até 2 salários mínimos paga 48,8% de tributos, enquanto quem ganha até 30 salários mínimos paga 26%. Em um ranking de 140 países, o Brasil é o décimo mais desigual.

Pedro Lopes informou que a nova proposta da Fenafisco será entregue aos presidenciáveis até o mês de agosto desse ano. O documento deverá ter como base a redução da desigualdade, correção das falhas no sistema de impostos, assegurar fontes de financiamento, proteção social, recomposição nas bases de financiamento do Estado, além de restaurar os alicerces do equilíbrio federativo, reforçando a arrecadação e fortalecendo a administração tributária.

Apresentação - Edson Júnior e Elisabel Ferriche

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.