Rádio Câmara

Com a Palavra

Comissão discute paralisação de processos de demarcação de terras indígenas

24/04/2018 - 11h52

  • Comissão discute paralisação de processos de demarcação de terras indígenas

O deputado Luiz Couto, do PT da Paraíba, é presidente da Comissão de Direitos Humanos e solicitou um debate na comissão, nesta terça-feira, para discutir a situação dos índios nos estados de Mato Grosso do Sul, Maranhão e Bahia.

Foram convidados para o debate representantes das populações indígenas, de comunidades tradicionais, do Conselho Indigenista Missionário e da Fundação Nacional do Índio (Funai).

Na entrevista, o deputado criticou a lentidão da Justiça e o governo, pela estagnação dos processos de demarcação de terras e redução de pessoal na Funai. Para o deputado Luiz Couto, a demora nas demarcações atende interesses do agronegócio e de grandes proprietários de terra.

Após a audiência, a comissão vai fazer um diagnóstico da situação para encaminhar ao governo e ao Supremo Tribunal Federal. Os índios estão acampados na região central de Brasília para manifestar o descontentamento pelas demarcações de terra, o crescimento da violência no campo e o aumento do desmatamento no país.

Apresentação - Edson Júnior e Elisabel Ferriche

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.