Com a Palavra
Deputado Raimundo Gomes de Matos avalia situação das obras de transposição do rio São Francisco
20/04/2018 - 11h50
-
Deputado Raimundo Gomes de Matos avalia situação das obras de transposição do rio São Francisco
O deputado Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE), presidente da comissão externa da Câmara que acompanha obras de transposição do rio São Francisco falou sobre o tema em entrevista ao Com a Palavra. Segundo o parlamentar, as obras do eixo norte foram interrompidas e correm o risco de ficar sem manutenção.
Raimundo Gomes de Matos explicou que o contrato com a empresa Emsa-Siton foi cancelado pelo Ministério da Integração, porque a empresa não estava cumprindo as necessidades técnicas e financeiras para acelerar a obra. O deputado diz que apenas 200 operários estavam trabalhando, quando a necessidade operacional era de, pelo menos, 1.500 homens.
Segundo Gomes de Matos, o troca-troca de empreiteiras não beneficia ninguém, especialmente numa obra dessa magnitude, de grande relevância social e econômica, e que vai garantir água para 12 milhões de habitantes em 390 municípios, nos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.
O projeto está em fase final, com 96,4% das obras concluídas. Na próxima terça-feira, a comissão externa da Câmara que acompanha as obras vai se reunir com representantes da Agência Nacional de Águas e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).
Apresentação - Edson Júnior e Elisabel Ferriche