Rádio Câmara

Feijoada Completa

Como está a situação da educação básica no Brasil?

20/04/2018 -

  • Como está a situação da educação básica no Brasil? (bloco 1)

  • Por Dentro do Plenário: semana de mais obstrução na Câmara (bloco 2)

  • Conceito inicial da construção de Brasília seria aplicável nos dias de hoje? (bloco 3)

  • Caldo Cultural: dama do samba, Dona Ivone Lara morre aos 97 anos (bloco 4)

A Comissão de Educação da Câmara realizou audiência pública, nesta semana, para avaliar a atual situação da educação básica no Brasil e suas perspectivas para os próximos anos.

O Ministério da Educação divulgou, no início do ano, os dados do censo escolar 2017. O Brasil tem quarenta e oito milhões e seiscentos mil alunos na Educação Básica, somando estudantes de escolas públicas e particulares. Tomando em separado cada etapa da educação: Infantil, fundamental e médio, houve aumento de matrículas apenas na educação infantil. A maior queda foi no ensino fundamental. Em números absolutos, isso representa menos 1,8 milhão de estudantes entre seis e catorze anos de idade matriculados.

Para saber mais sobre a educação básica no Brasil, o programa Feijoada Completa desta semana recebe o deputado Sérgio Vidigal (PDT-ES), integrante da Comissão de Educação da Câmara, e Selma Garrido Pimenta, professora titular sênior da USP e da Universidade Católica de Santos (SP).

Esta edição trata também sobre Brasília e seu planejamento urbano. A capital Federal comemora, no dia 21 de abril, 58 anos. Brasília representou um marco histórico em termos de cidade planejada. Mas será que esse planejamento, feito no final dos anos 50, se encaixa no estilo de vida do século XXI?

O programa tem ainda o tempero especial dos colunistas. Nesta semana, você ouve comentários sobre finanças pessoais.

No destaque musical, uma homenagem à saudosa Dona Ivone Lara, que nos deixou na noite da última segunda-feira, dia 16.

Participe, envie críticas, sugestões, enfim, dê a sua opinião pelo e-mail feijoadacompleta@camara.leg.br ou pelo Whatsapp da Rádio Câmara (61) 99978-9080.

Apresentação - Edson Júnior

Informação, música e opinião compõem o tempero especial da revista eletrônica da Rádio Câmara

Sexta, ao vivo, às 14h, com reapresentação aos sábados, às 9h00