Rádio Câmara

Com a Palavra

Comissão Geral debate impactos dos desinvestimentos da Petrobras na indústria nacional

11/04/2018 - 13h33

  • Comissão Geral debate impactos dos desinvestimentos da Petrobras na indústria nacional

O deputado Daniel Almeida, do PCdoB da Bahia, é um dos autores do requerimento para debater, em comissão geral, os impactos de desinvestimentos da Petrobras na indústria nacional e as consequências na economia da Bahia e de Sergipe. A estatal determinou o fechamento das fábricas nos estados.

Após apelos de parlamentares e trabalhadores das fábricas, a Petrobras anunciou a suspensão por 120 dias do fechamento das unidades da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen) nos municípios de Camaçari, na Bahia; e de Laranjeiras, em Sergipe. A decisão da suspensão visa a obtenção de alternativas à hibernação da Fafen que não tragam prejuízos à Petrobras.

O dia 31 de outubro de 2018 é a data final para apresentação de soluções. Entre as propostas, o deputado Daniel Almeida disse que estão a revitalização das fábricas e a aquisição de novos equipamentos. Segundo o deputado, o fechamento das fábricas vai acabar com 5 mil empregos diretos e 20 mil indiretos, além de trazer um impacto negativo nos dois estados de R$ 1,6 bilhão.

Daniel Almeida, porém, está confiante de que a Petrobras voltará atrás e manterá em funcionamento as fábricas de fertilizantes em questão.

Apresentação - Edson Júnior e Elisabel Ferriche

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.