Rádio Câmara

Com a Palavra

CPI poderá investigar contaminações por rejeitos minerais em Barcarena, no Pará

09/03/2018 - 11h24

  • CPI poderá investigar contaminações por rejeitos minerais em Barcarena, no Pará

Em fevereiro, a região de Barcarena, no Pará, foi alvo de vazamento de rejeitos de bauxita. Laudos do Instituto Evandro Chagas e do Instituto de Química Fina do Pará constataram níveis elevados de alumínio e chumbo em rios e igarapés utilizados pela população.

Para investigar o caso, o deputado Edmilson Rodrigues (Psol/PA) propôs a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito. Segundo ele, já foram colhidas 70 das 171 assinaturas necessárias para a instalação da CPI, que pretende investigar outros acidentes com mineradoras, já que, desde 2006, foram registrados no Brasil 18 casos.

Na opinião do deputado, que visitou Barcarena, houve negligência dos órgãos responsáveis pela fiscalização e indícios de corrupção no governo do Pará e na Secretaria de Meio Ambiente do estado, que concederam uma "licença graciosa" para que a mineradora continuasse atuando, mesmo depois do laudo do Instituto Evandro Chagas, que confirmou a contaminação provocada pelo vazamento das barragens de rejeitos de bauxita da mineradora norueguesa Hydro Alunorte.

Apresentação - Elisabel Ferriche e Lincoln Macário

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.