Rádio Câmara

Brasil Caipira

Brasil Caipira (13/01/2018) - Especial Zé Mulato e Cassiano

13/01/2018 -

  • Brasil Caipira (13/01/2018) - Especial Zé Mulato e Cassiano

José das Dores Fernandes, o Zé Mulato, nasceu em 12 de agosto de 1949, e João Monteiro da Costa Neto, o Cassiano, em 19 de abril de 1955. Ambos são de Passabém, cidade localizada na zona da mata mineira, perto de Itabira. Filhos de um líder protestante de Passabém, os irmãos Zé Mulato e Cassiano adquiriram o conhecimento musical vendo e ouvindo o que acontecia ao seu redor durante a infância.

Aos 12 anos, Zé Mulato começou a tocar sozinho, pegando violas emprestadas em festas de Passabém. O menino só sossegou quando conseguiu uma viola da marca “Rei dos Violões”. Os dois foram para Brasília em 1969. Em 1972, Zé Venâncio e Saulino haviam sido contratados para uma apresentação em praça pública, por ocasião da inauguração de uma farmácia na cidade satélite de Ceilândia, no Distrito Federal, e, no início do espetáculo, surgiram no meio daqueles “candangos” dois jovens mineiros simpáticos e bastante desinibidos. Os dois mineirinhos até então desconhecidos fizeram a abertura da festa e foram bastante aplaudidos pelo público. Naquele momento começava a trajetória artística da dupla.

Seis anos depois, Carreirinho ficara encantado com a semelhança observada na interpretação de Zé Mulato & Cassiano com a dupla Zé Carreiro e Carreirinho. Levou os dois para a capital paulista e, naquele momento, surgiu “Recordando Zé Carreiro e Carreirinho”, o primeiro disco da dupla. Com repertório de Zé Carreiro e Carreirinho, produção do próprio Carreirinho, o disco saiu pela gravadora Chororó.

A dupla chegou a passar vários anos à procura de uma gravadora. Depois de 1982, quando foi lançado o LP “Louco Amor”, pela Tocantins, a dupla só voltou a gravar um novo disco em 1997, “Meu Céu”, pela gravadora Velas, agraciado com o Prêmio Sharp 1998. Entre esses dois lançamentos, os dois artistas participaram da coletânea “Ao Capitão Furtado – Marvada Viola”, lançada em LP em 1986 e remasterizada em CD em 1997. No entanto, não cederam aos interesses comerciais que tanto podam a criatividade do artista.

Combinando o romantismo de Zé Carreiro e Carreirinho, o modo de tocar a viola de Tião Carreiro e Pardinho e o bom humor das inesquecíveis sátiras das saudosas duplas Alvarenga e Ranchinho e Jararaca e Ratinho, Zé Mulato e Cassiano formam a dupla “três em um”.

Zé Mulato é também é o poeta que consegue, mesmo nos dias de hoje, mostrar anseios, sentimentos, alegrias, tristezas e verdades do mundo rural, do caipira. A poesia de Zé Mulato explora tanto os temas mais simples como os mais profundos, ligados à reflexão da complexa existência humana. Isso faz do artista um dos maiores compositores da música caipira de raiz em atividade.

No início de 2004, por ocasião do IV Encontro de Folias de Reis do Distrito Federal, foi lançado pela produtora VBS – Viola Brasileira Show, o CD “25 Anos”, no momento em que a dupla também comemorou o Jubileu de Prata do lançamento do primeiro disco.

No segundo semestre de 2005, foi lançado o 10º disco de carreira da dupla, intitulado “Dias Melhores”, com 17 composições inéditas. A VBS lançou em 2009 um álbum triplo em comemoração aos 30 anos de carreira dos dois artistas, que consiste num CD com músicas cantadas, todas inéditas (“Sertão Ainda é Sertão”), além de um CD instrumental com a dupla tocando viola e violão (“Zé Mulato e Cassiano – Instrumental”) e um DVD-Documentário dos 30 anos de carreira da dupla (“Documentário - 30 Anos”). Em 2013, foi lançado “Ciência Matuta”, o mais recente trabalho da dupla. A dupla Zé Mulato & Cassiano continua em plena atividade fazendo shows por todo o Brasil.
 

MÚSICAS

Estrela da manhã (Zé Mulato)
Diário do caipira (Zé Mulato)
Recanto sagrado (Zé Mulato)
Boca de noite (Zé Mulato / Cassiano)
Cinquentão (Zé Mulato)
A Positivo (Zé Mulato)
Retirada (Zé Mulato)
Dias Melhores (Zé Mulato)
Lapidação (Zé Mulato)
Violeiro (Zé Mulato)
Ai Amor (Carreirinho)

DEPUTADOS CONVIDADOS:
Jovair Arantes (PTB-GO), João Daniel (PT-SE) e Evair Vieira de Melo (PV-ES).

Direção e Apresentação - Luiz Rocha
Produção - Wagner Caribé
Edição e Finalização - Diego Cajueiro

Programa descontraído, feito ao vivo, com participação ativa dos ouvintes, voltado para público interessado em agricultura familiar, agronegócio, criação de animais, além de caminhoneiros e taxistas.

MAIS CONTEÚDO SOBRE