Rádio Câmara

Com a Palavra

Projetos em análise na Câmara punem divulgação de notícias falsas na internet

13/11/2017 - 12h24

  • Projetos em análise na Câmara punem divulgação de notícias falsas na internet

Você acredita em tudo que lê na internet? Pois, tenha cuidado! Disfarçadas em linguagem jornalística ou mesmo alarmantes, as chamadas Fake News – notícias falsas com aparência de serem verdadeiras – viraram febre no mundo inteiro.

Os novos integrantes do Conselho de Comunicação Social, órgão auxiliar do Congresso Nacional, vão dar prioridade ao combate a essa disseminação nociva nas redes sociais.

E para pôr freio nas mentiras contadas na rede mundial de computadores, o deputado Luiz Carlos Hauly, do PSDB do Paraná, apresentou dois projetos que criminalizam a divulgação ou compartilhamento, na internet, de informação falsa ou incompleta, que prejudique terceiros.

A proposta prevê detenção de 2 a 8 meses e pagamento de multa de R$ 1,5 mil a R$ 4 mil. Os valores das multas decorrentes da divulgação de notícias falsas vão ser destinados à conta do Fundo de Defesa dos Direitos Difusos, que é vinculado ao Ministério da Justiça, que tem recursos provenientes de ações civis públicas e são aplicados em projetos em diversas áreas, como meio ambiente e defesa do consumidor.

Em entrevista ao Com a Palavra, o deputado Luiz Carlos Hauly comentou os principais pontos do texto. Segundo ele, a imposição de multas vai levar o internauta a pensar duas vezes antes de divulgar ou compartilhar uma notícia falsa. O parlamentar também elogiou a iniciativa do Conselho Social de Comunicação de dar prioridade ao tema.

Ouça o áudio completo da entrevista.

Apresentação - Edson Junior e Elisabel Ferriche

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.