Rádio Câmara

Com a Palavra

Para cumprir lei, Brasil precisa construir 25 bibliotecas por dia até 2020

24/10/2017 - 11h31

  • Para cumprir lei, Brasil precisa construir 25 bibliotecas por dia até 2020

Além de ter de construir 25 bibliotecas por dia, o Brasil vai ter de formar, pelo menos, oito vezes mais bibliotecários até 2020, para obedecer a lei aprovada, em 2010, que prevê a universalização das bibliotecas no país. Os dados são do Movimento Todos pela Educação.

O tema vai ser debatido pela Comissão de Educação, que realiza, nesta terça-feira, audiência pública com representantes do Conselho Federal de Biblioteconomia, da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação e do Departamento de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Ministério da Cultura.

Para comentar o assunto, o Com a Palavra entrevistou o autor do requerimento para realização da audiência pública e secretario da Juventude da Câmara, deputado Rafael Motta, do PSB do Rio Grande do Norte. O deputado está preocupado com o cumprimento da lei e quer ouvir profissionais da área para encontrar alterativas para a universalização das bibliotecas no país.

O estado com a maior oferta de bibliotecas por habitantes é o Tocantins, com 141, ou seja, uma para cada dez mil habitantes. Já o Rio de Janeiro registra o pior índice, com uma unidade para cada 111 mil habitantes, num estado que tem uma população de 16 milhões de pessoas e apenas 148 bibliotecas.

Ouça o áudio completo da entrevista.

Apresentação - Edson Junior e Elisabel Ferriche

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.