Rádio Câmara

Com a Palavra

Violência financeira contra idosos é tema de audiência pública na Câmara

18/10/2017 - 10h13

  • Violência financeira contra idosos é tema de audiência pública na Câmara

Dados da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República mostram que, só no primeiro semestre de 2016, foram registradas 8.897 denúncias de violência financeira contra pessoas com mais de 60 anos. Na maioria dos casos, um parente se apropria do dinheiro da vítima.

Para conversar sobre o tema, o Com a Palavra convidou a deputada Carmen Zanotto, do PPS de Santa Catarina. A parlamentar está à frente de audiência pública, nesta quarta-feira (18) hoje, na Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, para debater a violência financeira contra idosos. Na entrevista, a deputada lembrou que a prática é mais comum do que se possa imaginar.

Segundo Carmen Zanotto, é preciso cumprir o Estatuto do Idoso para que essas práticas sejam punidas. A deputada disse, ainda, que vai discutir na audiência a possibilidade de estabelecer critérios ou mesmo proibir a propagando indiscriminada dos créditos consignados e a venda de informações de aposentados e pensionistas pelas instituições financeiras.

Ouça a entrevista completa.

Apresentação - Edson Junior e Elisabel Ferriche

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.