Rádio Câmara

Feijoada Completa

Reforma Política: o que muda nas eleições de 2018?

13/10/2017 -

  • Reforma Política: o que muda nas eleições de 2018? (bloco 1)

  • Por Dentro do Plenário: resumo da semana e perspectivas para a próxima (bloco 2)

  • Cortes no orçamento de ciência e tecnologia podem inviabilizar pesquisas? (bloco 3)

  • Caldo Cultural: o musical infantil Operilda na Orquestra Amazônica (bloco 4)

O que muda nas eleições de 2018 com a Reforma Política sancionada pelo presidente Michel Temer? Depois de mais de nove meses de discussões no Plenário, em comissões especiais e entre os parlamentares e os partidos, a Câmara aprovou uma proposta de emenda à Constituição (PEC 282/16) e dois projetos de lei (8612/17 e 8703/17) que alteram as regras eleitorais a partir de 2018. Entre as regras sancionadas pelo presidente, estão a criação de um fundo eleitoral e o estabelecimento de um teto de gastos para campanhas.

Para entender melhor o assunto, o programa Feijoada Completa desta semana recebe o deputado Espiridião Amin (PP-SC); e o professor Carlos Ranufo, do departamento de Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais (DCP-UFMG).

Outro assunto em pauta nesta edição é o desafio de fazer pesquisa científica no Brasil. Nesta semana, a Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara realizou audiência pública para debater o orçamento da área, seus cortes e consequências para o desenvolvimento do País.

E, como sempre, a feijoada tem o tempero especial dos colunistas. Nesta semana, você ouve comentários sobre literatura.

No destaque musical, o foco é a Semana da Criança. Vamos trazer de volta sucessos que marcaram a infância dos anos 80, com destaque para o Trem da Alegria e a Turma do Balão Mágico.

Participe, envie críticas, sugestões, perguntas para os convidados, enfim, dê a sua opinião pelo e-mail feijoadacompleta@camara.leg.brou pelo Whatsapp da Rádio Câmara (61) 99978-9080.

Apresentação - Edson Júnior e Carol Linden

Informação, música e opinião compõem o tempero especial da revista eletrônica da Rádio Câmara

Sexta, às 14h, com reapresentação aos sábados, às 9h30