Rádio Câmara

Com a Palavra

Começamos o mês falando da campanha mundial conhecida como Outubro Rosa

02/10/2017 - 07h00

  • Começamos o mês falando da campanha mundial conhecida como Outubro Rosa

Sempre que chega outubro, vários monumentos em volta do mundo se vestem de rosa.

A cor traz um alerta à sociedade para a importância da prevenção do câncer de mama, considerado o mais comum entre as mulheres. A cada quatro novos casos de câncer descobertos, um é de mama.

O movimento mundial, popularmente conhecido como Outubro Rosa, surgiu nos estados unidos, na década de noventa. Mas com o passar do tempo, a campanha ultrapassou as fronteiras norte americanas e ganhou força mundial.

Para falar sobre essa mobilização internacional voltada para estimular a participação feminina no controle da doença, já está conosco Maira Caleffi, Presidente da Femama, Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama.

Maira falou sobre a importância da campanha mundial conhecida como Outubro Rosa. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância da prevenção contra o câncer de mama, doença que mata mais de 14 mil mulheres por ano no Brasil, segundo o Inca.

Ela reconhece que ainda há muitas dificuldades no diagnóstico e no tratamento, mas que essa campanha ajuda a conscientizar gestores e garantir o tratamento necessário. Maira Caleffi disse ainda que a lei que garante o tratamento em até 60 dias após o diagnóstico, aprovada este ano, ainda não saiu do papel.

Ouça o áudio completo da entrevista.

Apresentação - Elisabel Ferriche e Lincon Macário

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.