Rádio Câmara

Com a Palavra

Comissão debate em audiência pública proposta de pesquisas clínicas com seres humanos

14/09/2017 - 07h00

  • Comissão debate em audiência pública proposta de pesquisas clínicas com seres humanos

O projeto que trata de pesquisa clínica com seres humanos vai ser tema de audiência pública na Comissão de Ciência e Tecnologia.

A proposta do Senado disciplina o processo de investigação e institui o Sistema Nacional de Ética em pesquisa clínica com seres humanos.

Deputado Afonso Motta, do PDT do Rio Grande do Sul, é relator de projeto que trata das pesquisas científicas com seres humanos. A proposta vai ser debatida, nesta quinta, na Comissão, já que o projeto do Senado, que quer regulamentar a participação de seres humanos em pesquisas científicas, está dividindo a opinião de instituições, pesquisadores, cientistas e políticos.

O deputado acredita que a maior dificuldade será restabelecer quem ficará responsável pela revisão ética das pesquisas clínicas. Ele também garantiu que o projeto vai se preocupar em proteger a saúde do voluntário de pesquisa e reduzir a burocracia e os prazos para os processos de autorização e condução dos protocolos de pesquisas.

Ouça o áudio completo da entrevista.

Apresentação - Elisabel Ferriche e Lincon Macário

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.