Rádio Câmara

Com a Palavra

Comissão de Viação e Transportes debate a utilização de bafômetros

15/08/2017 -

  • Comissão de Viação e Transportes debate a utilização de bafômetros

O Com a Palavra entrevistou o deputado Hugo Leal, do PSB do Rio de Janeiro. O parlamentar está à frente de audiência pública, nesta terça-feira, na Comissão de Viação e Transportes, para debater o uso dos etilômetros, mais conhecidos por bafômetro. A ideia é discutir o uso de novos aparelhos de teste dos níveis de álcool no organismo humano, já que, atualmente, apenas dois são homologados no Brasil.

Segundo o deputado, os aparelhos têm vida útil determinada, o que pode prejudicar as operações da Lei Seca. Hugo Leal vai propor o uso de balão para teste etílico, como hoje já acontece em outros países, como a França.

Apesar de elogiar a Lei Seca, que completa 9 anos, o deputado admite que ainda é alto o número de acidentes no transito, que, no Brasil, matam 40 mil pessoas por ano. Segundo Hugo Leal, não falta fiscalização nem legislação, falta cidadania ao povo brasileiro para evitar o mau hábito de beber e dirigir.

Ouça o áudio completo da entrevista.

Apresentação - Elisabel Ferriche e José Carlos Oliveira

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.