Rádio Câmara

Papo de Futuro

Nus com o celular no bolso: a internet que nos devassa (interprograma)

15/07/2017 -

  • Nus com o celular no bolso: a internet que nos devassa (interprograma)

Pelo menos no Ocidente, há uma sorte de mantras que não deixam dúvidas: a democracia chegou na Era Digital! Seria bom se fosse assim, antes de Google chegar de dominar 99% do mercado de busca pela informação!

Responda rápido: quem escolhe a notícia que você lê, emoldurada pela atraente publicidade? Eu não consegui decidir se o Google é uma agência de propaganda global ou um departamento de inteligência mais poderoso do que a Agência de Inteligência americana, aquela que espiona a todos nós! Só sei que a internet das coisas, a impressão 3D, a indústria 4.0 e a inteligência artificial e todas invenções que batem à nossa porta estão nos deixando nus, com a mão no mouse!!!

E, então, me questiono sobre os novos paradigmas dessa terra devastada por sistemas inteligentes: telefone como arma? Seus dados como mais valia? Privacidade como barganha? Ubiquidade, a nova forma de aprisionamento? Conectividade como nudez e algoritmos é a nova e mais eficiente ferramenta de espionagem?

Chegará o tempo em que o Ministério da Saúde advertirá: a internet faz mal à saúde!

Conecte-se com a gente: papodefuturo@camara.leg.br

***Reprodução autorizada mediante citação da fonte***

Coluna semanal sobre as novas tendências e desafios na comunicação no Brasil e no mundo, da telefonia até a internet, e como isso pode mudar a sua vida.

Terça-feira, às 8h