Rádio Câmara

Com a Palavra

Abuso de autoridade: debate está equivocado e pode prejudicar atuação policial, diz deputado

05/07/2017 - 12h22

  • Abuso de autoridade: debate está equivocado e pode prejudicar atuação policial, diz deputado

O projeto que define crimes de abuso de autoridade vai ser alvo de debate, nesta quarta-feira, na Comissão de Segurança Pública da Câmara.

A proposta, já aprovada no Senado, lista 37 ações que poderão ser consideradas abuso de autoridade, quando praticadas com a finalidade específica de prejudicar alguém ou beneficiar a si mesmo ou a terceiro. Entre elas, obter provas por meios ilícitos e executar mandado de busca e apreensão mobilizando pessoal ou armamento de forma ostensiva para expor o investigado a vexame.

O deputado Subtenente Gonzaga, do PDT mineiro, está à frente do debate na Comissão de Segurança Pública e esteve Com a Palavra para discutir o assunto.

O parlamentar considera que o debate está equivocado e precisa ter o rumo corrigido para não prejudicar a atuação policial nas ruas. Subtenente Gonzaga acredita que será possível chegar a um texto de consenso, que limite o abuso da autoridade sem prejudicar o trabalho da polícia.

Confira o áudio completo da entrevista.

Apresentação - Elisabel Ferriche e Lincoln Macário

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.