Rádio Câmara

Com a Palavra

Trânsito no Brasil mata 47 mil por ano, aponta Observatório de Segurança Viária

02/06/2017 - 10h26

  • Trânsito no Brasil mata 47 mil por ano, aponta Observatório de Segurança Viária

Álcool, cansaço, celular e direção. Um coquetel que leva 47 mil pessoas à morte e deixa 400 mil com algum tipo de sequela, por ano, no Brasil. Essa é uma das conclusões do levantamento do Observatório Nacional de Segurança Viária, divulgado este mês.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o país é o quarto colocado em número de mortes nas Américas, atrás apenas de República Dominicana, Belize e Venezuela.

Para conversar sobre o tema, o Com a Palavra convidou o deputado Hugo Leal, do PSB do Rio de Janeiro, que é coordenador da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito.

O parlamentar classifica o problema como uma epidemia e defende que o Denatran, Departamento Nacional de Trânsito, seja transformado em agência de segurança viária, com a criação de uma política pública de redução de mortes. Hugo Leal também defende o estabelecimento de metas de redução de mortes no trânsito, sem as quais estados e municípios ficariam impedidos de receber os recursos das multas.

Apresentação - Elisabel Ferriche e Lincoln Macário

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.