Rádio Câmara

Com a Palavra

Crise política: especialista analisa possibilidade de convocação de eleições diretas

19/05/2017 - 09h57

  • Crise política: especialista analisa possibilidade de convocação de eleições diretas

Em meio ao turbilhão político, depois das revelações feitas pelos donos do frigorífico JBS, envolvendo o presidente Michel Temer e o senador tucano Aécio Neves em casos de corrupção, a convocação de eleições diretas voltou a ter espaço na agenda política.

Uma das propostas que ganha corpo está na Comissão de Constituição e Justiça e pode ser votada na próxima terça-feira (23). O texto permite eleições diretas para a presidência da República se faltarem mais seis meses para o término do mandato e não haja vice-presidente para assumir o cargo.

Para falar sobre o tema, o Com a Palavra convidou o professor de direito constitucional Mamede Said. Ele acredita que a crise vai impactar no julgamento do Tribunal Superior Eleitoral, no próximo dia 6 de junho, que analisa a legitimidade da chapa vitoriosa Dilma/Temer. Mamede acredita na possibilidade de convocação de eleições diretas para a Presidência em caso de renúncia ou impeachment do presidente; e que as manifestações, em diferentes cidades brasileiras, podem contribuir para o afastamento de Michel Temer, que tem perdido apoio no Congresso Nacional.

Ouça o áudio completo da entrevista.

Apresentação – Elisabel Ferriche e Lincoln Macário

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.