Rádio Câmara

Com a Palavra

Deputado defende portabilidade da conta de luz em seminário sobre energias renováveis

17/05/2017 - 10h05

  • Deputado defende portabilidade da conta de luz em seminário sobre energias renováveis

O Com a Palavra entrevistou nesta quarta-feira o deputado Antonio Carlos Mendes Thame, do PV paulista, coordenador da Frente Parlamentar Mista em Defesa das Energias Renováveis, Eficiência Energética e Portabilidade da Conta de Luz. O parlamentar é um dos debatedores do Congresso Internacional de Energias Renováveis e Sustentabilidade, que começou nessa terça-feira, em Brasília.

No encontro, Mendes Thame ministrará palestra sobre a portabilidade da conta de luz, tendo como foco o projeto de lei que permite ao consumidor escolher a empresa fornecedora do serviço de energia elétrica, assim como ocorre com a telefonia.

A proposta promove uma série de mudanças no setor elétrico brasileiro. Uma delas é a abertura total do mercado de energia a partir de 2022. Segundo o deputado Mendes Thame, essa ampliação da concorrência vai beneficiar mais consumidores, inclusive os residenciais, que poderão ter uma economia na conta de luz em até 20%. Para otimizar todo esse potencial enérgico do país, o deputado propõe a intervenção do governo federal para facilitar o uso das energias renováveis e maior eficiência energética.

Ouça a entrevista completa sobre o tema.

Apresentação - Elisabel Ferriche e Lincoln Macário

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.