Rádio Câmara

Com a Palavra

Deputados comentam greve geral convocada para esta sexta-feira

28/04/2017 - 09h35

  • Deputados comentam greve geral convocada para esta sexta-feira (bloco 1)

  • Deputados comentam greve geral convocada para esta sexta-feira (bloco 2)

As principais centrais sindicais convocaram greve geral para esta sexta-feira. A expectativa é que a mobilização nacional afete serviços essenciais para a população, como o transporte urbano, e atrapalhe a chegada de muita gente ao trabalho.

A paralisação tem como objetivo protestar contra as reformas da Previdência e trabalhista, propostas prioritárias do governo Michel Temer.

As mudanças na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) foram aprovadas, esta semana, na comissão especial que analisa o tema e no Plenário da Câmara. Agora, a reforma segue para a apreciação no Senado.

Para debater o assunto, o Com a Palavra convidou os deputados Orlando Silva, do PCdoB de São Paulo; e Darcísio Perondi, do PMDB gaúcho.

O deputado Orlando Silva faz uma avaliação positiva do movimento para mostrar a insatisfação com as reformas em discussão no Congresso Nacional. Ele acredita que a greve terá eco no Parlamento e que há um descontentamento popular nas ruas. Segundo Orlando Silva, diante das delações da Operação Lava Jato, falta clima para o governo propor reformas. E, para que o governo tenha condições políticas de fazer as mudanças necessárias na economia, na política e na área trabalhista, o deputado defende a realização de novas eleições.

Já o deputado Darcísio Perondi discorda do movimento. Segundo ele, a greve, conforme está sendo conduzida pelas centrais sindicais, não passa de "uma bagunça, uma desordem e uma baderna, um desrespeito à população que quer trabalhar". Para ele, não se trata de uma greve geral, e sim "ato de vandalismo de um sindicalismo de atraso". Darcísio Perondi acredita que a reforma da Previdência será aprovada dentro de 20 dias, o que ele julga ser o tempo necessário para as negociações.

Confira a íntegra das entrevistas, em dois blocos.

Apresentação – Elisabel Ferriche e Lincoln Macário

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.