Rádio Câmara

Com a Palavra

Representante do Movimento Todos Pela Educação comenta Base Nacional Comum Curricular

10/04/2017 - 10h23

  • Representante do Movimento Todos Pela Educação comenta Base Nacional Comum Curricular

O Ministério da Educação apresentou a última versão da Base Nacional Comum Curricular. O documento é uma referência obrigatória para elaboração dos currículos escolares e organiza áreas de conhecimento e competências para o ensino infantil e fundamental.

A base curricular, no entanto, ainda precisa passar pela discussão e homologação do Conselho Nacional da Educação.

Para repercutir os principais pontos do texto, o Com a Palavra convidou a presidente-executiva do Movimento Todos Pela Educação, Priscila Cruz, que participou da elaboração do documento. Ela considera a nova versão melhor que a anterior, porque ajuda na progressão dos alunos e, também, porque está focado em “aprender mais, com mais profundidade”, o que, segundo Priscila, é melhor do que se ter um conteúdo extenso que não permite um aprendizado de qualidade.

Priscila cruz, no entanto, não concorda com a retirada do texto, pelo Ministério da Educação, do conceito de gênero. Ela defende que o respeito à pluralidade precisa, sim, ser tratado nas escolas.

Ouça o áudio completo da entrevista.

Apresentação – Elisabel Ferriche e Lincoln Macário

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.