Rádio Câmara

Com a Palavra

Relator comenta principais pontos do parecer à proposta da reforma política

04/04/2017 - 10h20

  • Relator comenta principais pontos do parecer à proposta da reforma política

O relator da reforma política, deputado Vicente Cândido, do PT paulista, deve apresentar o parecer à proposta, nesta terça-feira, na comissão especial que debate o tema. A expectativa é de que o texto seja votado ainda neste mês, antes de seguir para o Plenário. O parlamentar esteve Com a Palavra e antecipou pontos do texto.

Uma das mudanças previstas no parecer diz respeito ao sistema de votação das eleições legislativas a ser implantado nas eleições de 2018 e 2022. Durante esse período de transição, seria instituído o voto em lista fechada, pela qual o eleitor vota em uma relação de nomes previamente escolhidos pelos partidos.

Vicente Cândido também propõe a criação de um fundo para financiar campanhas eleitorais abastecido em 70% com recursos públicos e 30% de doações de eleitores, até o valor máximo de 1 salário mínimo; além do fim da figura dos vices em todas as instâncias de governo – para presidente, governador e prefeito. O deputado afirmou, no entanto, que o fim do voto obrigatório não está previsto no parecer que será apresentado.

Confira o áudio completo da entrevista.

Apresentação – Elisabel Ferriche e Lincoln Macário

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.