Rádio Câmara

Com a Palavra

Financiamento de campanhas deve dominar debates na Comissão Especial da Reforma Política

16/03/2017 - 10h40

  • Financiamento de campanhas deve dominar debates na Comissão Especial da Reforma Política

A urgência da Reforma Política no Brasil foi selada, ontem, em reunião entre os presidentes da República, Michel Temer; do Tribunal Superior Eleitoral, Gilmar Mendes; do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE); e da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). O encontro no Palácio do Planalto foi um pedido de Gilmar Mendes, mas caberá ao Congresso analisar a questão.

Segundo os participantes, há quatro pontos principais para entrar na pauta de debates: como buscar a racionalização do sistema político, redução dos custos de campanhas políticas, fortalecimento institucional das legendas e maior transparência e simplificação das regras eleitorais.

Para discutir o assunto, o Com a Palavra convidou o relator da Comissão Especial da Reforma Política, deputado Vicente Cândido, do PT de São Paulo. O parlamentar considerou positivo o encontro de ontem, por mobilizar, além do Parlamento, o Executivo e o Judiciário. Confira a entrevista completa.

Apresentação – Elisabel Ferriche e Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.