Rádio Câmara

Com a Palavra

Deputado avalia MP que muda sistema de cobrança de impostos no país

08/03/2017 - 09h15

  • Deputado avalia MP que muda sistema de cobrança de impostos no país

A reforma tributária está entre os desafios do governo Michel Temer para 2017. Para equilibrar as contas, reduzir os gastos públicos, combater a inflação e colocar a economia brasileira de volta nos trilhos do crescimento, o Planalto anunciou que vai editar uma medida provisória que vai mudar o sistema de cobrança dos impostos no país.

A proposta deve ser editada ainda neste semestre para simplificar as regras do PIS (Programa de Integração Social) e modificar a Cofins (Contribuição Para o Financiamento da Seguridade Social), que são pagos por empresas de todos os setores e ajudam a financiar a Previdência Social e o Seguro-Desemprego.

Também foi anunciado que o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços) será alterado, no segundo semestre de 2017.

Para repercutir essas medidas, o Com a Palavra convidou o presidente da Comissão Especial da Reforma Tributária da Câmara, deputado Hildo Rocha, do PMDB do Maranhão. Ele critica a iniciativa do presidente Michel Temer de editar a medida provisória, mas concorda com a proposta de criação de um imposto unificado, o IVA (Imposto sobre Valor Agregado), o que, segundo o deputado, seria a solução para uma justiça fiscal no país.

Apresentação – Elisabel Ferriche e Lincoln Macário

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.