Rádio Câmara

Papo de Futuro

A TV Comunitária é comunitária, mas a verba é elitista (interprograma)

03/01/2017 - 14h19

  • A TV Comunitária é comunitária, mas a verba é elitista (interprograma)

Um olhar rápido sobre o mercado de TVs comunitárias no Brasil mostra que ele ainda é segmentado, um tanto sectário, e carente de atenção. E não só a TV, mas, também, o setor de rádio, que cresceu para mais de 4 mil emissoras comunitárias.

Em comum entre elas, é que vivem com o pires na mão. Pé ante pé, as pouco mais de 120 TVs comunitárias no Brasil reivindicam um lugar ao sol no mercado de publicidade do governo, inclusive na esfera federal, o que a lei permite, na forma de patrocínio cultural, ou seja, só vale citar o nome da empresa ou entidade.

O mercado de mídia da TV é altamente concentrado nas mãos das grandes emissoras, na lógica da audiência que dita o destino dos recursos. Mas permitir algumas poucas peças de publicidade local nas TVs comunitária não vai violar o seu caráter de interesse público. É a comunidade que dá o tom, na verdade, desde que não tenha que fazer da emissora um vídeo cassete onde cada um mostra o que quer, porque não há dinheiro para preencher uma grade da programação.

Criar leis sem assegurar a sustentabilidade financeira é como colocar filho no mundo e não dar almoço nem jantar. É duro viver só com o café da manhã.

Eu sou a Beth Veloso e este é o Papo de Futuro. Dúvidas, críticas, sugestões, escreva para: papodefuturo@camara.leg.br

Coluna semanal sobre as novas tendências e desafios na comunicação no Brasil e no mundo, da telefonia até a internet, e como isso pode mudar a sua vida.

Terça-feira, às 8h